segunda-feira, 6 de junho de 2016

Datas comerciais ou datas comemorativas?

Somos manipulados pelo comercio?
Há sempre muitas formas de encarar a vida, o debate comum entre as pessoas são as conhecidas datas comemorativas.
E por que tanto alvoroço a respeito desses dias especiais?
Em minha opinião isso acontece por causa das grandes expectativas, em cenas de filme, contos e propagandas onde esses dias são retratados como mágicos, românticos, e únicos, bem diferente da realidade.
E algum motivo pessoal também: “sei de um caso de uma pessoa que chama o natal de capitalista porque quando era criança não tinha o direito de ter sequer uma árvore de natal por ser filho de evangélico e nunca teve um natal feliz por isso ela menospreza a data.”
Não importa qual seja seu julgamento sobre essas datas, chega um momento na vida que você escolhe como será esse dia.
Então você encara como uma data capitalista. Vamos ver o lado positivo disto?

As pessoas precisam trabalhar para sustentar suas famílias e pra isso vendem seu tempo ou produto, então podemos escolher de quem comprar e contribuir com o trabalho alheio.
Podemos usar as datas para socializar com amigos do trabalho, chefes ou funcionários fazendo com que se sintam agraciados ou homenageados.
Também podemos usar a data para puxar assunto com aquelas pessoas que estão distantes.
É uma ótima data para fazer aquela surpresa especial ou dar um pequeno mimo a quem se ama.
Aproveite a oportunidade para levar alegria para alguém triste, surpreenda essa pessoa com uma lembrança ou sua presença.
Que tal dar uma infância especial para as crianças da sua família, seja sobrinho, filho, afilhado, primo ou irmão caçula, apenas transformando essas datas em bons momentos para quando chegarem na vida adulta e terem boas lembranças de seus crescimento.

Que tal falarmos de algumas datas especificas, não são todas do calendário, claro que não vou falar de todas pois são apenas alguns exemplos o resto cada um leva pra vida o que achar melhor.

Dia das mães, um dia pra que mesmo?

Podemos pensar que este é um dia para agradecer a sua mãe por todo trabalho que ela teve com você durante toda sua vida. Todas as vezes que ela virou a noite cuidando de você doente ou bebê, todas as vezes que ela se preocupou, todos os milhões de roupas, sapatos, borracha e lápis que ela comprou pra você. Todas as vezes que ela te disse “saúde” ou “juízo meu filho”.

Você vai agradecer pelos olhares que impediram grandes acidentes, pelas reuniões de pais que ela foi. Você vai aproveitar o dia das mães para dizer “obrigado por tudo” com um presente, uma flor ou um buque, com um cartão ou um colar, o presente em si é o menos importante vai de acordo com suas possibilidades financeiras.
O importante é você reconhecer todo sacrifício que sua mãe fez por você. Simplesmente por que às vezes com a correria do dia a dia ou muitas ocupações, esquecemo-nos de dizer o quanto a amamos.
Então por que é tal mal ter uma data (capitalista?) especifica para dizer “obrigado, eu reconheço o que você fez por mim”.
Agradecer também a sua mulher e companheira que cuida com tanta dedicação do fruto (filha/o) do amor de vocês.
Eu gostaria de entender o que se passa na cabeça dessas pessoas que criticam as datas, por que seria tão ruim ter um dia pra agradecer as pessoas?
Por que não usar o dia dos professores pra agradecer a professora do seu filho que o ensina, fica boa parte do dia com ele, que quando esta em casa esta planejando uma aula está pensando nos alunos.
E que tal o dia das crianças? Mas que importância tem o dia das crianças? A molecada nem liga mesmo pra isso.

Eu também concordo que encher a criança com um monte de brinquedos não é legal. Então o que se pode fazer pra tornar o dia da criança especial.
Que tal fazer alguma coisa diferente com seu filho (filha, sobrinha (o), irmãozinhos), mesmo que compre algum brinquedo depois que a criança abrir o embrulho, sente-se com ela para brincar, mostre a ela como é gostoso ser criança e brincar de diversas formas, solte a criança que tem dentro de você.
Também pode se pensar em uns passeios com a criança: contação de história, passeio ao zoo, ou até mesmo oficinas grátis de shopping.
Tem muitas formas de você tomar o dia das crianças especial, basta ter uma vontade e imaginação. Mas pra que fazer isso mesmo? Pra você mostrar pra seus filhos ou sobrinhos que você os ama e valoriza o tempo que passam juntos.


A vida é construída de momentos, temos muito tempo dedicado as obrigações, responsabilidades e alguns resolver os problemas.
Uma vida só de obrigações não é uma vida bem vivida.

E quando você chegar à reta final da vida o que você prefere ter dentro de si uma coleção de momentos bons ou ruins?

Por que sim, teremos coleções de momentos de nossa vida e vamos nos perguntar o que fizemos com nossos dias.  Acredito que será melhor se na balança interna tiver o dobro ou o triplo de boas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário